Fundador jornalista Jerffeson de Miranda em 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925
Santarém(PA), Terça-Feira, 19 de Outubro de 2021 - 08:47
13/10/2021 as 15:30 | Por Redação | 249
Arquidiocese de Santarém realiza nesta sexta (15) missa de abertura do Sínodo Arquidiocesano
Sínodo Arquidiocesano é parte integrante do Sínodo dos Bispos de 2023 convocado pelo Papa Francisco que ocorrerá no Vaticano
Fotografo: Reprodução
Missa será na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, às 19h30, e transmitida pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação

A Arquidiocese de Santarém realiza nesta sexta-feira, 15 de outubro, a Missa de Abertura do Sínodo Arquidiocesano. Será na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, às 19h30, e transmitida pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação. Devem participar padres, religiosos e religiosas, representações das paróquias e áreas pastorais, membros das pastorais, movimentos e demais equipes. 
 

O Sínodo Arquidiocesano é parte integrante do Sínodo dos Bispos de 2023 convocado pelo Papa Francisco que ocorrerá no Vaticano destacando o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. A Igreja de Santarém vai promover sua assembleia em várias etapas, que posteriormente terá a programação divulgada.  

 

A Assembleia de 2023 é diferente de todas que foram promovidas pela Igreja Católica Apostólica Romana, pois, no percurso serão ouvidas as prelazias, as dioceses e as arquidioceses do mundo. O processo de escuta inclui um documento de preparação e um questionário. 

 

A abertura do Sínodo dos Bispos de 2023 foi realizada nos dias 9 e 10 de outubro de 2021 no Vaticano pelo Papa Francisco. 

 

Encontros de reflexão 

Este ano a Arquidiocese já promoveu encontros de reflexão sobre o Sínodo de 2023 para padres, religiosos e religiosas, lideranças das paróquias, coordenadores de pastorais e demais equipes de serviço. As formações foram assessoradas pelo padre Hélio Fronczak, professor da Faculdade Católica de Belém. 

 

Abertura nas paróquias 

Após a abertura, em nível de Arquidiocese, as paróquias e as áreas pastorais devem realizar a abertura do Sínodo em suas celebrações do fim de semana, 16 e 17 de outubro. 

 

Uma carta de mobilização assinada pelo Arcebispo Dom Irineu Roman e pelo Coordenador de Pastoral, Padre Cleonildo Paulo, foi enviada ao povo de Deus desta Igreja particular. Clique AQUI e confira o documento.  

 

Confira no vídeo a mensagem-convite de Dom Irineu Roman para a celebração desta sexta-feira: 

 

Fonte: Porytal SantarémTexto de Aritana Aguiar

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil