Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 - 05:33
22/09/2020 as 08:10 | Por Redação |
Ambulatório Itinerante completa 100 dias de atividades com 11,4 mil atendimentos, em Santarém
Durante a ação foram distribuídos mais de 158 mil medicamentos
Fotografo: Reprodução
Serviços fazem parte da estratégia municipal para detectar pacientes infectados pelo novo coronavírus

O Ambulatório Itinerante completou na segunda-feira, 21 de setembro, 100 dias levando ações de saúde gratuitas e facilitadas a toda Santarém. Desde a implantação em 11 de junho até o último domingo, 20 de setembro, a equipe esteve em 65 lugares tanto na área urbana como na de rios e planalto. Foram contemplados 33 bairros e 32 comunidades, com 11.416 atendimentos e 158.090 medicações dispensadas. Na segunda-feira (21), o Ambulatório esteve no Bairro Ipanema.

O Ambulatório Itinerante foi implantado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no início da pandemia de covid-19 e desde então já levou atendimentos a dezenas de comunidades rurais, ribeirinhas e urbanas.

Os serviços fazem parte da estratégia municipal para detectar pacientes infectados pelo novo coronavírus para garantir tratamento precoce e evitar o agravamento da doença, adotando medidas para frear a transmissão e circulação do vírus.

Ações recentes

Entre os dias 17 e 20 de setembro, a equipe percorreu os Bairros Mararu e Vitória Régia, a comunidade quilombola Murumuru e a Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), localizada no Bairro Cambuquira, que acolhe indígenas venezuelanos da etnia Warao. Ao todo, foram registrados 549 atendimentos com 3.982 medicamentos dispensados.

Região de rios

Durante o mês de setembro o Ambulatório Itinerante desembarca também na região de rios. Estão sendo realizados atendimentos médicos em geral, com atenção especial para pacientes com síndrome gripal ou com sintomas de covid-19 em 10 comunidades: Cabeça D'onça, Ponta do Surubiu-Açu, Santa Terezinha, Moacá, Picãe, São José, Lago da Praia, Boca de Cima do Aritapera, Enseada do Aritapera e Água Preta.

Fonte: Portal Santarém e Agência Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil