Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 10:23
11/12/2020 as 10:53 | Por Redação |
Alerta - Santarém registra 4 mortes por suicídio somente no mês de dezembro
Casos podem estar relacionados à depressão, segundo autoridades de saúde
Fotografo: Reprodução
O caso mais recente aconteceu nesta sexta-feira (11), na comunidade de Urumanduba

Os casos de suicídios no município de Santarém, no oeste do Pará, estão muito grande, deixando as autoridades policiais e da saúde pública em alerta. Somente neste mês de dezembro, quatro pessoas tiraram suas próprias vidas, a maioria causada por depressão. O que chama atenção das autoridades, é que as pessoas que cometeram suicídios são jovens, que estavam desempregados.
O caso mais recente aconteceu nesta sexta-feira, dia 11, onde um homem foi encontrado morto na comunidade de Urumanduba, em Santarém, oeste do Pará. O corpo do homem, até o momento não identificado, foi encontrado pendurado em uma corda, amarrada em uma árvore, em uma residência próxima ao Frigorífico Ribeiro.
Segundo informações, o homem morava sozinha nessa residência. 
Populares acionaram a Polícia Civil para fazer as investigações e o IML também foi acionado para fazer a remoção do corpo.
O que é Depressão?
A depressão (CID 10 – F33) é uma doença psiquiátrica crônica que tem como sintomas tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor. Muitas vezes é confundida com ansiedade e pode levar a pensamentos suicidas. Assim, é essencial diagnosticar a doença e iniciar acompanhamento médico.
A doença mental atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é que 5,8% da população seja afetada pela doença.
Diferença entre tristeza e depressão
Há uma grande diferença entre tristeza e depressão. A tristeza pode ocorrer desencadeada por algum fato do cotidiano, em que a pessoa realmente sofre com aquilo até assimilar o que está acontecendo e geralmente não dura mais do que quinze a vinte dias.
A depressão em nível leve geralmente pode ser controlada sem medicamentos, sendo tratada com terapia e exercícios físicos, por exemplo.
Já os níveis moderado e grave têm o auxílio de medicamentos para amenizar os sintomas da depressão, além da terapia e outras opções para melhorar a qualidade de vida do paciente, prescritas por psicólogos e psiquiatras.
Diferença entre ansiedade e depressão
A ansiedade é uma sensação desagradável, inquietação, sensação de pressa, urgência. De acordo com a psicóloga Luciana Kotaka, ela pode ser um distúrbio quando ocorre em momentos que não se justificam ou quando é tão intensa ou duradoura que acaba interferindo com as atividades normais da pessoa.
Já depressão, por outro lado, é uma doença do organismo como um todo, comprometendo o físico, o humor e o pensamento, explica a especialista . Nessa condição forma de ver e sentir a realidade são alteradas, modificando as emoções, a disposição, a alimentação, sono, até mesmo como se sente em relação a si mesmo.
Teste de depressão
O diagnóstico da depressão deve ser feito por um especialista. Entretanto, é possível reconhecer alguns sintomas em si mesmo, para saber se está na hora de buscar ajuda médica.
Sintomas de Depressão
Geralmente a pessoa pode apresentar dois ou mais dos seguintes sintomas abaixo. Ao perceber os sintomas, procure um médico.
Se houver dúvida, procure um especialista para ter um diagnóstico e tratamento corretos. Não tenha medo ou vergonha de expressar o que realmente está sentindo e vivenciando, pois esses profissionais irão se basear nestes dados para prescreverem o melhor tratamento e, a partir daí, você voltará a ter qualidade de vida, com alegria e bem-estar.
Emocionais
Apatia
Falta de motivação
Medos que antes não existiam
Dificuldade de concentração
Perda ou aumento de apetite
Alto grau de pessimismo
Indecisão
Insegurança
Insônia
Falta de vontade de fazer atividades antes prazerosas
Sensação de vazio
Irritabilidade
Raciocínio mais lento
Esquecimento
Ansiedade
Angústia
Vontade de morrer 
Fonte: Portal Santarém




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil