Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 01:18
13/03/2021 as 08:34 | Por Redação |
Alerta - Laboratório da Ufopa identifica novo coronavírus em 77% das amostras analisadas no Oeste
Até esta sexta-feira (12), o Labimol analisou 500 amostras e, deste total, 385 positivaram para Covid
Fotografo: Reprodução
Coordenador Marcos Prado alerta para que todos os 21 município da região enviem amostras para análise

O Laboratório de Biologia Molecular (Labimol), unidade reativada pelo Governo do Pará em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), identificou em levantamento que 77% das amostras coletadas em municípios da região Oeste são positivas para o novo coronavírus, causador da Covid-19. 

Desde a reabertura, no final do último mês de fevereiro, até esta sexta-feira (12), o Laboratório de Biologia Molecular analisou 500 amostras e, deste total, 385 positivaram para Covid. O Labimol visa acelerar o atendimento aos municípios do Oeste do Estado na identificação de casos de Covid. 

O professor da Ufopa e coordenador do Labimol, Marcos Prado, alerta que os índices de infecção estão em um patamar preocupante e exigem monitoramento das autoridades sanitárias. "O resultado demonstra o alto índice da contaminação da Covid-19 em Santarém e nos diversos municípios da região Oeste do Pará. Esse número é preocupante e demonstra que a doença está descontrolada na nossa região. Na primeira onda este percentual era de cerca de 40%, e agora na segunda onda já iniciamos o Laboratório com esse percentual de 77%. É um percentual muito elevado", afirma. 

Alerta - O coordenador também ressalta a necessidade de os municípios do Oeste intensificarem a testagem e, consequentemente, o envio de amostras para análises. "O Labimol atende 21 municípios do Oeste do Pará e, deste total, Santarém é o que mais envia amostras, e os outros municípios acabam enviando uma quantidade pequena", informa, acrescentando que "cidades mais distantes enviam poucas amostras ou realmente não enviam nada. Os municípios mais próximos da divisa com o Amazonas acabam não enviando, como é o caso de Terra Santa e Faro. Isto acaba comprometendo a compreensão do comportamento do vírus na nossa região". 

Resultado on-line - O Laboratório de Biologia Molecular segue os protocolos de biossegurança do Laboratório Central do Estado (Lacen). Após as análises, em um intervalo de até 24 horas, o resultado é disponibilizado pelo Labimol no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Labimol também fará parte do Sistema de Vigilância Genômica, que tem como objetivo monitorar os vírus em circulação e identificar as variantes por meio do sequenciamento genético de amostras. 

No espaço serão desenvolvidas pesquisas para identificar a transmissão e propagação do novo coronavírus em alta escala. Serão analisadas amostras em esgotos residenciais e industriais, além de balneários e praias da região. 

Retaguarda - O Labimol é uma unidade de retaguarda, sem atendimento aberto ao público. O material analisado é enviado pelas unidades de saúde pública dos municípios do Oeste do Pará. 

A oficialização da parceria entre Estado e Ufopa ocorreu durante agenda de trabalho do governador Helder Barbalho na região, no final do último mês de janeiro. O governador relembrou que o Labimol foi utilizado em 2020 de forma estratégica e provisória. 

"Estamos retomando esta iniciativa, um investimento de R$ 1 milhão, com o laboratório no campus da Ufopa. Essa medida vai dar amplitude para que o laboratório seja uma ferramenta dos alunos e professores na realização de estudos e pesquisas. Esperamos que cientistas e pesquisadores também possam utilizar o espaço, para não gerar apenas diagnóstico, mas também que possam pesquisar essa nova cepa advinda do Amazonas, que precisa ser investigada para identificar as ações necessárias em saúde", reiterou o governador na ocasião. 

Fonte: Portal Santarém e Agência Pará

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil