Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 08:32
15/12/2020 as 18:07 | Por Redação |
Alepa aprova projeto que garante atendimento preferencial para idosos, gestantes e deficientes
Projeto de Lei 253/2019 foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 15
Fotografo: Reprodução
Projeto da deputada Renilce Nicodemos prevê atendimento em estabelecimentos comerciais privados

A Assembleia Legislativa do Pará aprovou na sessão ordinária desta terça-feira, 15, o Projeto de Lei 253/2019, de autoria da deputada Estadual Renilce Nicodemos (MDB) que:

Dispõe sobre a regulamentação do atendimento preferencial a pessoas portadoras de deficiência, idosos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo, em estabelecimentos comerciais privados e dá outras providências.

A Lei Federal que rege os direitos às prioridades determina atendimento preferencial nos estabelecimentos, mas o que se costuma ver é que apenas alguns caixas são direcionados para esse atendimento. O PL 253/2019 vem para regulamentar o atendimento prioritário em todos os caixas.

Art. 1°. O atendimento preferencial previsto na lei federal 10.048/2000 far-se-á não somente pela disponibilização de guichês ou unidades de atendimento exclusivo, quando assim dispostos pelo estabelecimento comercial privado, mas também pela garantia de preferência no atendimento em qualquer dos guichês ou unidades disponíveis.

A recomendação do Ministério Público do Pará (01/2019), através da Promotoria de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência e dos Idosos, determina que todos os estabelecimentos comerciais cumpram as leis federais que tratam de atendimento preferencial em nosso país.

"Por isso, protocolei esse Projeto de Lei que prevê que todos os caixas deem prioridade aos deficientes, idosos, lactantes, etc. Essa minha proposta vem para regulamentar a Lei Federal, porque na prática a fila de prioridade demora mais do que as outras filas e esse direto deixa de ser alcançado", explica Renilce Nicodemos, autora do Projeto de Lei.

Por Christian Maciel

Fonte: Portal Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil