Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 07:12
22/04/2021 as 08:56 | Por Redação |
Acordo a portas fechadas entre Bolsonaro e Biden pode ser nocivo à preservação da Amazônia
No dia 15 deste mês, atos em Defesa da Amazônia alertaram para um acordo a portas fechadas entre os dois governos
Fotografo: Reprodução
Encontro de líderes mundiais na Cúpula Climática pelo Dia da Terra, acontece nesta quinta, 22, e sexta, 23

No dia 15 deste mês, atos em Defesa da Amazônia alertaram para um acordo a portas fechadas entre os governos Biden (Estados Unidos) e Bolsonaro (Brasil) que pode ser nocivo à preservação da Floresta Amazônica. 

Durante o ato, que iniciou as 10h (horário de Brasília), ocorreram os eventos Emergência Amazônica - Em defesa da Floresta e da Vida e o Fórum Climático da Amazônia. Os dois eventos foram organizados pelo Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia (FNPDA - Brasil) e pelo coletivo formado por Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica) , Gregorio Mirabal, RepamFospa , Asamblea por la Amazonía e Amazon Watch, com apoio de várias organizações nacionais e internacionais. 

Os encontros ocorreram por meio da plataforma on-line Zoom, com transmissão ao vivo pelo YouTube e outras redes sociais. 

Os dois eventos tiveram como objetivo alertar sobre o acordo financeiro entre os dois governos, para prover recursos para a Amazônia, que tem gerado dúvidas sobre seus reais benefícios à sociedade brasileira, em razão de sua construção a portas fechadas, com pouca transparência, muita celeridade e sem consultas às populações amazônicas. Por esta razão, os atos foram realizados às vésperas do encontro de líderes mundiais na Cúpula Climática pelo Dia da Terra, que acontece nesta quinta-feira, 22, e sexta-feira, 23 de abril de 2021. 

Em nota publicada numa rede social, o FNPDA – Brasil reforçou que “um acordo financeiro está sendo negociado a portas fechadas entre os governos dos Estados Unidos e do Brasil, tornando o governo Biden cúmplice da destruição ambiental do governo Bolsonaro. Sem participação da sociedade, essa negociação pode gerar impactos dramáticos para a Amazônia e seus povos. Em defesa da floresta e da vida, diversas lideranças indígenas e do campo, ambientalistas, artistas e parlamentares discutem sobre o assunto”. 

Para o FNPDA – Brasil, o presidente Biden tem a oportunidade de trabalhar ao lado dos povos indígenas para defender seus direitos e proteger permanentemente a Amazônica e não fazer acordo financeiro com o governo brasileiro para degradar a maior floresta tropical do mundo. 

É por isso que o Amazon Climate Forum está reunindo um conjunto diversificado de vozes para insistir a Joe Biden e Kamala Harris a agir pela Amazônia e por nosso clima”, informou o Fórum. 

De acordo com o FNPDA – Brasil, a grande preocupação dos organizadores e participantes dos fóruns é um efeito contrário desta negociação para a vida dos povos e floresta, já que o acordo pode se tornar um mecanismo de legitimação e financiamento da agenda de destruição da Amazônia promovida pelo governo Bolsonaro, que também avança no Congresso Nacional brasileiro para desregulamentar legislações socioambientais e fundiárias no Brasil. 

Segundo o FNPDA – Brasil, já há manifestações públicas que demonstram preocupações com este acordo, como a carta enviada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) ao presidente americano Joe Biden e ao seu Enviado Especial Climático, John Kerry, assim como a carta da sociedade civil brasileira enviada ao governo americano, assinada por cerca de 200 organizações. “Adicionalmente, e fortalecendo essas vozes, na última quinta-feira foi lançada uma carta/manifesto à sociedade brasileira e internacional, trazendo o posicionamento das entidades que o assinaram com relação às possibilidades deste acordo”, informou o FNPDA - Brasil. 

Por: Manoel Cardoso 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil