Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 14:29
10/05/2020 as 11:01 | Por Redação |
Ações de humanização levam esperança aos pacientes do Hospital Regional de Marabá
Objetivo é levar fé, solidariedade e esperança em tempos de pandemia
Fotografo: Reprodução
Entre as ações em andamento, se destaca o projeto "Pílulas de Otimismo"

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), gerenciado pela Pró-Saúde em Marabá (PA), vem realizando ações de humanização voltada aos pacientes, acompanhantes e colaboradores. O objetivo é levar fé, solidariedade e esperança em tempos de pandemia.

Entre as ações em andamento, promovidas pelo setor de humanização da unidade, se destacam o projeto "Pílulas de Otimismo". A atividade é realizada semanalmente e distribui aos pacientes internados e seus acompanhantes, cartões higienizados com mensagens de carinho, conforto, amor e esperança de que dias melhores virão. A entrega segue as recomendações de higienização da Organização Mundial de Saúde (OMS). As mensagens também são disseminadas na rádio interna do hospital, por meio da "Hora da Esperança", alcançando assim todas pessoas que circulam pela instituição.

Outra atividade realizada semanalmente no hospital é o "Minuto da Oração", que reúne pequenos grupos de colaboradores em oração, pedindo proteção e saúde, para todos que nesse momento de angústia e medo, possam encontrar através da fé um motivo para seguir em frente. Os colaboradores também seguem a distância recomendada por órgãos de saúde.

Já o projeto "Ramalhete Espiritual", realizado por voluntários religiosos da unidade, estão montando altares em suas casas devido ao isolamento social, e direcionando suas orações e energias positivas para os profissionais da saúde do HRSP e pacientes internados.

De acordo com a analista de humanização do Regional de Marabá, Nayra Soares, as atividades desenvolvidas vêm gerando uma melhoria no ambiente hospitalar, contribuindo assim para um acolhimento humanizado não só dos pacientes, mais também de todos os colaboradores.

"Nesse momento tão complicado que vivemos de pandemia, a humanização tem um papel fundamental de acolher de forma adequada todas as pessoas que procuram os nossos serviços de saúde. As ações em andamento trazem um pouco de conforto e esperança para os nossos corações", explicou.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso, unidade do Governo do Pará, é referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses. A unidade possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito em diversas especialidades, além de um Centro de Hemodiálise com 22 máquinas.

SOBRE A PRÓ-SAÚDE

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição. Com informações da Ascom/Hospital regional de Marabá.

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil