Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 02:36
15/03/2021 as 13:14 | Por Redação |
A importância da tecnologia na educação
O celular virou extensão da mão e um mundo inteiro pode ser acessado através de um clique
Fotografo: Reprodução
Professor Anderson Pinheiro pontua sobre os benefícios da tecnologia na sala de aula

O celular virou extensão da mão e um mundo inteiro pode ser acessado através de um clique. Com isso, a forma de transmitir conhecimento também mudou. A tecnologia virou grande aliada da educação e tem acrescentado muitos resultados positivos dentro da sala de aula. 

Para Pedro Luan, aluno do pré-vestibular, dentre as facilidades da tecnologia na sala de aula, ele destaca a troca mais proveitosa entre aluno e professor, "o fornecimento de materiais entre aluno e professor ficou muito mais facilitado. Por exemplo, muitas vezes não conseguimos visualizar direito o conteúdo no quadro, com o sistema de compartilhamento de slides numa aula online, o professor consegue transmitir a tela dele para os alunos, em tempo real. Na minha opinião, essa facilidade é parte fundamental de possibilitar a mesma oportunidade de aprendizado para todos". 

A tecnologia torna a aprendizagem mais prática, lúdica e dinâmica. Um exemplo disso é o projeto da Universidade do Colorado, chamado PHET – Interactive Simulations, que está online desde 2002 e apresenta simuladores virtuais que representam fenômenos físicos, químicos, biológicos, através de um ambiente intuitivo, estilo jogos, que faz o aluno aprender através da exploração e da descoberta. 

Anderson Pinheiro, professor de Química do Colégio Physics, pontua que dentre os benefícios da tecnologia na sala de aula, duas vantagens são muito observadas: 

"A tecnologia na sala de aula aumenta o interesse dos alunos, por trazer proximidade com ferramentas que eles utilizam no dia a dia e eles se sentem mais desafiados, consequentemente mais interessados em aprender". 

O professor ressalta que a tecnologia deve ser uma aliada adicional à estratégia pedagógica, e não necessariamente precisa estar em todas as aulas. Porém, com a pandemia presente na vida das pessoas, o ensino híbrido e remoto é uma realidade, e mais do que nunca a tecnologia mostra sua importância na educação. 

Fonte: Portal Santarém e Ascom/PMO  

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil