Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 - 17:52
15/03/2021 as 15:26 | Por Redação |
A importância da atividade física em meio a pandemia
Em Santarém, vereador Erasmo Maia apresentou proposta reconhecendo a prática de atividades e exercícios físicos como atividades essenciais para a população
Fotografo: Reprodução
Atividade física tem uma importância muito grande, principalmente na prevenção de diversas patologias

A busca por uma melhor qualidade de vida extrapola o limite do bem-estar corporal, a máxima de que ir a uma academia está intimamente ligada à busca do corpo perfeito ao longo dos tempos vem sendo desmistificada e cada vez mais a pessoas buscam a atividade física visando fugir do sedentarismo e como auxílio e prevenção a diversas patologias como a depressão e ansiedade. Em meio a pandemia do novo coronavírus e as necessidades da mudança na rotina de vida das pessoas, do isolamento social e as regras rígidas impostas com o objetivo de conter o avanço do covid-19, a atividade física nas academias passou pelo fechamento. 

De acordo com o especialista em fisiologia do exercício e treinamento físico, Flávio Rocha, a atividade física tem uma importância muito grande, não só pelas questões estéticas, mas principalmente na prevenção de diversas patologias. “A prática de exercício previne diversas doenças, como diabetes, obesidade, também auxilia no controle de doenças cardíacas, além de reduzir significativamente a questão da depressão e ansiedade. Recentemente houve vários estudos, inclusive no Brasil, mostrando que ela é atividade física, ela evita o agravamento da covid-19, principalmente, porque a prática de exercício contínuo liberam um hormônio chamado irisina”, enfatizou o especialista. 

Para o especialista, a prática de atividades físicas deve ser inserida entre as atividades essenciais e a justificativa é pautada tanto em estudos científicos, como o da Universidade Estadual Paulista (Unesp) quanto pelos resultados observados pelos profissionais da saúde, que notaram agravamento dos casos em pessoas sedentárias. “O que a gente pode observar é que a atividade física deixa o organismo mais resistente e protegido contra várias doenças que podem ser fator determinante, tendo aí uma resposta mais eficiente, contra os casos de infecção e melhora no sistema imunológico. Fazer uma atividade física moderada, acompanhada por um profissional qualificado, seja ela caminhada, pedalada, corrida e principalmente musculação que atua no fortalecimento muscular é de suma importância”, finalizou. 

Em Santarém, o vereador Erasmo Maia (DEM) apresentou proposta para a criação de um Projeto de Lei reconhecendo a prática de atividades e exercícios físicos como atividades essenciais para a população. “O projeto está tramitando na segunda Comissão Constituição e Justiça e vamos trabalhar até o final do mês de março, após tramitar nas comissões temáticas de saúde e de desenvolvimento econômico a gente possa levar para votação”, frisou o vereador.  

Por: Martha Costa 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil