Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 15:09
02/08/2019 as 13:51 | Por Da Redação |
6º Festival de Danças Folclóricas e Gastronomia ocorre neste fim de semana
Evento será realizado nos dias 02 e 03 de agosto, na Comunidade São Francisco do Carapanari, localizada na região do Eixo Forte
Fotografo: Reprodução
A festa impulsiona a economia da região e dá visibilidade aos grupos artísticos da cidade, especialmente, de carimbós e quadrilhas estilizadas

O 6º Festival de Danças Folclóricas e Gastronomia será realizado neste fim de semana, dias 2 e 3 de agosto, na Comunidade São Francisco do Carapanari, localizada na região do Eixo Forte, distante 13,5 km de Santarém. O evento que já é tradicional no calendário festivo de Santarém vai reunir apresentações culturais e shows musicais. Um dos atrativos é a culinária, com destaque para o acari assado, um dos peixes mais apreciados da região. Os organizadores estimam que 5 mil visitantes participem nos dois dias de programação.

O evento é uma iniciativa da Associação dos Agricultores e Moradores de São Francisco do Carapanari (AMOSFRANC) em parceria com Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Consulte.

O festival agita toda a comunidade e atrai visitantes da área urbana do município, além de cidades vizinhas. Na edição deste ano, o festival reunirá shows musicais e culturais com artistas e bandas locais. O astro da seresta Morango e Banda é um dos atrativos, além de um cardápio tradicional feito à base de galinha caipira e acari. A produção de plantas medicinais e ornamentais, farinha, tapioca e outros derivados da mandioca também são atrativos do evento.

A comunidade São Francisco do Carapanari, pertencente ao Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte realiza o evento desde 2013. A festa impulsiona a economia da região e dá visibilidade aos grupos artísticos da cidade, especialmente, de carimbós e quadrilhas estilizadas. O festival dá ainda a oportunidade para as famílias da comunidade comercializem sua produção como as comidas típicas e o artesanato.

Como chegar

O acesso à comunidade São Francisco do Carapanari pode ser pela Rodovia Engenheiro Fernando Guilhon, ramal do Pajuçara, a 13,5 quilômetros do centro de Santarém, ou pela Rodovia Everaldo de Sousa Martins, entrando no ramal do Irurama, a 9 quilômetros do centro da cidade.

Fonte: Portal Santarém e Agência Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil