Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 12:28
03/05/2021 as 14:51 | Por Redação |
1ª Região amplia até 31 de maio o prazo final para restabelecimento das atividades presenciais
Medida é decorrente das cautelas sanitárias exigidas para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus
Fotografo: Reprodução
Atendimento presencial nas Subseções de Santarém e Itaituba, retomaram n dia 1 de abril

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região ampliou, de 30 de abril para o dia 31 de maio, o prazo final da etapa preliminar de restabelecimento das atividades presenciais na Seção Judiciária do Pará e nas Seccionais de mais 12 estados e do Distrito Federal. A medida é decorrente das cautelas sanitárias exigidas para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus Covid-19. 

No Pará, o atendimento presencial em Belém e nas Varas de Castanhal e Paragominas, respeitado o limite máximo de 25% de servidores, foi retomado a partir do dia 26 de abril, conforme portaria da Diretoria do Foro (Diref). Da mesma forma, as Subseções de Santarém e Itaituba, na região oeste do estado, retomaram parcialmente o atendimento presencial no dia 19 de abril. 

A extensão do prazo foi determinada pela Resolução Presi nº 15/2021, assinada nesta segunda-feira (3). Um dos motivos para que o prazo seja ampliado é a “persistência, em diversas sedes da Justiça Federal da 1ª Região, da situação de emergência em saúde pública e a consequente necessidade de manutenção das medidas de distanciamento, para a prevenção ao contágio pelo vírus SARS-CoV2, com a redução da circulação de pessoas, de forma a colaborar com a atuação das autoridades governamentais competentes, sem prejuízo dos serviços prestados”. 

Transmissibilidade - A resolução também considera que, tanto no âmbito do Tribunal como em diversas seções e subseções judiciárias, foi necessário o retorno ao regime de Plantão Extraordinário, em decorrência das “elevadas taxas de transmissibilidade e de ocupação de leitos de UTI/Covid registradas e pela importância de se tirar de circulação, neste momento de crise da saúde pública, o maior número de pessoas possível, para que se evite o aumento da taxa de transmissibilidade e da quantidade de infectados pelo Covid-19”. 

Até esta segunda-feira (3), a doença já contaminou 14,8 milhões de pessoas em todo o País, com o registro de 408 mil mortes. No estado do Pará, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), são 474 mil casos confirmados e 13,1 mil óbitos registrados. Na Região Metropolitana de Belém, que inclui a Capital e mais quatro municípios, vigora o bandeiramento laranja, indicador de risco médio de contágio. 

Fonte: Justiça Federal do Pará 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil